Search
  • Bianca Jaíne Souza

Entrevista: Como lidar com a gestão de pessoas durante a pandemia?

Entrevista realizada dia 19/05/2021 com jovem empresário sobre o tema:


Como lidar com a gestão de pessoas durante a pandemia?


Nome do empresário: Felipe Friedrich

Idade: 29 anos

Ramos de negócio: Restaurante e Varejo

Número de Funcionários: 17

Quanto tempo tem a empresa: 6 anos


HGB: Durante a pandemia qual foi a maior dificuldade enfrentada com relação a gestão de seus funcionários?

Felipe: Minha maior dificuldade foi e está sendo lidar com o emocional de todos, abalados com a pandemia. A opção que fiz pela redução de horário proporcionada pelo Governo Federal para manter meu negócio (benefício emergencial), ocasionou nos funcionários a perda do ritmo de trabalho, com incertezas com relação ao seu futuro pessoal e profissional, pois o medo de que a empresa fechasse era grande. Viram o movimento de pessoas diminuir e com o benefício do auxílio emergencial, seus salários x horas de trabalho também diminuíram.

HGB: Você nota alguma diferença de comportamento de seus funcionários? Como era antes da pandemia e como está?

Felipe: Sim, notei eles mais desanimados e com medo, causados pela falta de rotina e da frequência ao trabalho bem como pela ausência dos clientes devido ao momento que vivemos.

HGB: Felipe, você teve que demitir algum funcionário neste período? Caso positivo, por quê?

Felipe: Sim, tivemos que demitir. Como o governo deu este benefício, conseguimos manter a equipe utilizando nossas reservas financeiras. Neste período demitimos 3 funcionários por falta de comprometimento pelo momento vivido no mundo e pela empresa.

HGB: Na sua percepção existe um antes e um depois da pandemia na rotina da gestão de pessoas?

Felipe: Sim! Terá um antes e depois com certeza. Acredito que os pequenos problemas do dia a dia não serão tão relevantes na equipe como antes. Sinto minha equipe mais unida, entendendo o momento pelo qual estamos passando.

HGB: Como motivar uma equipe diante do quadro atual?

Felipe: Boa pergunta! Podem me responder? Acredito que passando segurança e confiança que estamos fazendo de tudo para manter o emprego deles, o bem estar, a sua saúde e consequentemente das suas famílias.

HGB. Agradecemos seu tempo e deixamos espaço para você deixar um recado aos nossos leitores

Felipe: Agradeço o interesse em me entrevistar e o meu recado é: além de motivação, que é o estágio inicial para montar um negócio, manter o foco, buscar a disciplina, a persistência para continuar fazendo a coisa certa e o mais importante: ter resiliência, ou seja, capacidade de se adaptar as mudanças.



HGB

22 views0 comments

Recent Posts

See All

Aristóteles já dizia que o prazer no trabalho aperfeiçoa a obra. Para se chegar lá, é preciso trabalhar com o que gosta. Desde a infância somos questionados sobre o que queremos ser quando crescermos.